sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Vaga de portugueses em Moçambique




Muito se tem falado na enchente de portugueses que está a chegar a Moçambique. Nos últimos meses a comunicação social moçambicana tem feito "manchetes" sobre este tema. Há quem veja isso com bons olhos, como sinal de progresso e ofertas de emprego e há quem não goste, quem tema a subida ainda maior do preço das coisas. Mas há ainda quem tire vantagem e se aproveite destes recem chegados portugueses.

http://suitecinquentaeum.blogspot.com

Infelizmente falo de causa própria, que também fui enganada aquando da nossa chegada. Perdemos algum dinheiro na altura, tal como muito boa gente está a perder às custas de promessas, boa vontade e simpatia de alguns moçambicamos. É verdade que o povo é simpático, mas há muitos "malandros" e "oportunistas".
Sei que existem pessoas que se dão ao trabalho de ir para o aeroporto "recrutar Tugas". Contam-lhes o quão é difícil obter visto, dire, constituir uma empresa, arranjar casa, etc. e prometem solucionar tudo num curto espaço de tempo, pois conhecem alguém nos sitios certos. O "fulano" até pode tratar efectivamente das coisas, mas inventa mais de metade e faz parecer complicado o que na realidade não é.
O melhor mesmo é aconselharem-se antes com quem de direito: Consulado Português, AICEP (para empresas),  Associação Portuguesa em Moçambique (recentemente reactivada) ou Serviços de Migração. Em relação a casas, nada melhor que falarem com agências de imobiliária, é mais seguro.

Um dos melhores conselhos que me deram aqui em Maputo foi-me dado no Consulado, quando tentava resolver a questão do meu DIRE e já não sabia o que fazer.
"- O que tiver de resolver aqui em Moçambique, tente resolver você. Vá ao Serviço de Migração, pergunte, volte lá as vezes que forem precisas até estar tudo direito. Mas vá você, não mande ninguém."
Talvez a senhora do Consulado não saiba mas conseguiu "abrir-me os olhos".

Tenho a dizer que fui ao Serviço de Migração uma vez perguntar, copiei a listinha de coisas necessárias (está afixada), organizei tudo e voltei lá a segunda vez para dar entrada do pedido.

Só por curiosidade, tinham-me pedido mais de 1000USD para tratarem do meu DIRE, só as papeladas, porque a entrega tem de ser feita pelo próprio por causa da foto e assinatura.

Amigos portugueses, não se deixem levar pela canção do bandido...aqui em Moçambique há muitos que a querem cantar.

Sem comentários: